quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Fim de Férias

Setembro é sinónimo de regresso ao trabalho para muitos, mas, no meu caso, costuma ser o mês eleito para férias. Ainda está calor, os dias são suficientemente longos para muitas horas de praia, os preços dos alojamento e viagens são económicos e, sobretudo, há muito menos confusão (e filas) do que em Agosto. Por isso, há já vários anos que, quando chega Setembro, chegam também as férias.
Costumo eleger um destino de praia em Portugal, mas este ano, só para variar, fomos para Andaluzia. Matalascañas foi o destino escolhido e, digamos, a escolha poderia ter sido bem melhor. Basicamente, quando saímos pela primeira vez do hotel, fomos dar um passeio de carro para perceber onde era o centro e quais os sítios para “salir de fiesta”. Mas não encontramos pessoas nas ruas, e os poucos bares que estavam abertos também não tinham vivalma. Tudo fechado! Parecia uma cidade fantasma. Regressamos ao hotel e o nosso espanto foi bem grande quando vimos que estava a abarrotar. Quase nem uma cadeirinha para sentar na esplanada! Chegamos à conclusão que os hóspedes preferem ficar nos hotéis, em vez de sair. Compreendo perfeitamente, até porque, depois desta primeira noite, também nós ficamos no hotel a participar nos jogos de perguntas e respostas e a assistir aos outros turistas a fazer “figurinhas”. Nunca pensei que fosse dizer isto, mas desejei, pela primeira vez, que houvesse mais gente e mais confusão.

É uma boa experiência para quem quer descansar, para idosos (reparámos depois que eram a maioria dos hóspedes do nosso hotel e que muitos não iam à praia, nem à piscina, passavam o dia na esplanada da cafetaria) e sobretudo para quem goste de férias mesmo calmas. As praias são a perder de vista e, embora não me tenham parecido muito limpas, têm bandeira azul. Da minha parte não pretendo repetir a experiência. No próximo ano marco férias no Algarve em Agosto: é a única maneira de sentir saudades de Matalascañas. Coitadas das Cañas!!